terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das Crianças?!

Hoje, dia 12 de Outubro, é comemorado o dia das crianças. Estava eu indo pra casa de manhã, quando ao parar num sinal de trânsito uma criança veio me abordar com um cofrinho adaptado. Nesse cofrinho tinha assim: "Colabore com o meu dia das crianças.". Fui refletindo sobre esse dia de hoje até chegar na minha casa. Quantas crianças nas ruas sendo exploradas pelos pais ou outros adultos...quantas crianças sendo abusadas sexualmente...quantas crianças sem ir pra Escola...quantas e quantas não tem nem ao menos o que comer, quanto mais um brinquedo! Todos os dias os direitos das crianças são violados e não é possível que as pessoas não estejam atentas a isso. Como podem querer um país melhor se não sabem nem escolher quem colocam à frente do País?! Como podem querer um país melhor, se não sabem o que significa a importância de educar uma criança e dar a ela tudo o que ela tem de direito?!. 
       Atendo crianças que chegam ao CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) ansiosas para terem acesso a brinquedos. É de cortar o coração ver os olhinhos delas vendo tantos brinquedos em sua frente. E num dia como hoje, onde os shoppings estão lotados de pessoas torrando os cartões de créditos, paro pra pensar em quem não tem direito nem mesmo de ser criança. 

       O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz assim: 

  • Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
  • Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Será que isto está sendo cumprido mesmo?! Então fica aí esse desabafo para reflexão de todos nós.

Boa noite, pessoal!

Abraço,
Danielly Araújo

Eleições CRP/CFP 2010

Boa noite!

Como muitos já sabem, as chapas 11 (CRP 13) e 21 (CFP) venceram as eleições deste ano. Como conselheira eleita deste CRP, agradeço a todos que acreditaram nas nossas propostas e apostaram na mudança.

Grande abraço,
Danielly Araújo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Eleições 2010

Caros Colegas Psicólogos(as)

Dia 27 de Agosto é dia de Eleição para os Conselhos Regionais e Conselho Federal.

Vote nas chapas do movimento "Pra Cuidar da Profissão" que vem fazendo a diferença da nossa categoria! 

Para o CRP 13 (Paraíba) vote Chapa "Cuidando da Profissão" - 11
Para o CFP vote Chapa "Pra Cuidar da Profissão" - 21

Vote com consciência! Vote Pra Cuidar da Profissão.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Você tem medo de Fracassar?

"Não iremos a parte alguma se não formos capazes de correr o risco de fracassar. Logo então percebemos que o sucesso dependerá em grande parte da nossa persistência diante de questões que nos parecem muito difíceis. Aqueles que forem mais determinados e não desistirem com tanta facilidade ante os obstáculos da vida terão maiores chances de ser os mais bem-sucedidos na atividade a que se dedicarem."

(Flávio Gikovate)

terça-feira, 29 de junho de 2010

"NORMOSE" (a doença de ser normal)

Esse texto foi enviado pro meu e-mail através de um colega (Vinícius Suares). Achei super interessante e por isso resolvi postar aqui pra vocês.


"Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema. Quem não se "normaliza", quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo. A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento. A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós? Quem são esses ditadores de comportamento que "exercem" tanto poder sobre nossas vidas? Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados. A normose não é brincadeira. Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer ser o que não se precisa ser. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar? Então, como aliviar os sintomas desta doença?Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e, sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo. Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais. Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais e tentam viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Para mim são os verdadeiros normais, porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada. Por isso divulgue o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes."
Michel Schimidt, Psicoterapeuta


E então? Você tem Normose?? 
Abraços!!

domingo, 20 de junho de 2010

Pessoal,

Vem aí o XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, o qual acontecerá em Fortaleza-CE. Vale a pena!!

Acessem o site oficial: http://www.cbpabp.org.br

Abraços e Boa Noite!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Eleições CRP/CFP 2010

Este é um ano importante para a nossa categoria. É importante refletir sobre quem estamos colocamos à frente do nosso Conselho. Pense certo, pense "Cuidando da Profissão (Chapa 11)" para o CRP 13 e "Cuidar da Profissão" para o CFP.

CHAPA 11 - CUIDANDO DA PROFISSÃO

A Chapa "Cuidando da Profissão" apresenta para a categoria dos Psicólogos e das Psicólogas os Princípios que nortearão nossa Gestão no triênio 2010/2013. Os fundamentos de nossas ideias alicerçam-se num sonho comum, de que todos nós profissionais, dediquemos nossos conhecimentos e práticas à construção de dias de Paz, Justiça e Cidadania para todos. A construção de um futuro melhor para a Profissão, para os cidadãos e para a Sociedade é tarefa coletiva e passa pela inclusão da diversidade que compõe a Ciência e a Prática profissional. Motivados por estes princípios, integramos o Movimento Nacional "Pra Cuidar da Profissão", responsável pelas ideias e ações que fizeram a Psicologia avançar nos últimos 15 anos em direção às necessidades do povo, recebendo, assim, o reconhecimento ético profissional de muitas instituições que integram a nossa rede de atuação. Gerir um Conselho que saiba escutar os anseios dos que fazem a profissão e da sociedade significa, para nós, produzir respostas concretas de efetivação da cidadania, mediatizadas pelo Poder Público, em parceria com os diversos Movimentos da Sociedade Civil.

QUEM SOMOS?

Presidente: Maria do Socorro Costa Pizzetti

- Ana Sandra Fernandes
- Andrea Tavares Carvalho
- Ângela Christina Souza Menezes
- Cínthia J. R. Bezerra Galiza
- Danielly Farias da S. Araújo
- Graça Balbino de Oliveira
- Luiz de França Pereira da Silva
- Maria Cristina Soares Cavalcanti
- Maria de Fátima Duarte de Holanda
- Mariana Montenegro Leitão
- Mary Ellen Valois da Mota Cândido
- Railda Fernandes Alves
- Rosangela de Araujo Lima Fernandes Alves
- Tarcísia Maria Coutinho Cavalcanti
- Thatyanna Britto
- Vanderlei Américo Amado

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ainda sobre a Reforma Psiquiátrica...

Acredito que muitas pessoas não entendem de fato o que seja o movimento da Reforma Psiquiátrica. É preciso voltar um pouco no tempo para compreender de fato.
A Reforma Psiquiátrica no meio popular significa apenas acabar com os Hospitais Psiquiátricos (Essa é apenas uma das propostas). Porém, não se resume a isso. A Reforma é uma proposta de um novo modelo no cuidar. É um redirecionamento da Saúde Mental. É comum em rodas de discussões e conversas informais entre os colegas ouvir falar sobre a Reforma, mas sempre nesse contexto... "acabar com os leitos psiquiátricos". Essa é uma discussão que precisa ser amadurecida até porque os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mesmo sendo o CAPS 24hrs, ainda não possuem "leitos" suficientes para toda uma demanda. Então, antes da gente sair por aí falando que concorda ou não, é preciso ler, buscar se informar, pois o caminho é longo e ainda temos muito o que fazer para mudar o contexto da Saúde Mental atual. Muito se fez. É verdade. Mas ainda estamos longe de um novo modelo para o cuidar em Saúde Mental. Aliás, em se tratando de Brasil, precisamos de um novo modelo de Saúde no geral, não é verdade??

Abraços a Todos!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial



O dia 18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial - deste ano tem muito a comemorar. O ano de 2010 representa um avanço para a Luta Antimanicomial, com a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) - Intersetorial, entre os dias 27 e 30 de junho, que pretende discutir e traçar novos rumos para a área.

O tema solidariedade: há em ti, há em mim, escolhido para este ano pelo coletivo mineiro da luta antimanicomial como norteador de suas atividades comemorativas e assumido posteriormente como tema nacional de 2010, dialoga com a conjuntura da Reforma Psiquiátrica e com a situação mundial, principalmente aquela destacada a partir do desastre do Haiti que, somada a tantas que se seguiram, se enlaçou a um dos princípios da luta antimanicomial, a solidariedade.
No início do ano um terremoto arrasou a capital Porto Príncipe e complicou ainda mais a vida da população do país mais pobre das Américas. Este ano de 2009, aliás, segue requerendo dos cidadãos muita solidariedade, com os deslizamentos que aconteceram aqui perto, no Rio, os terremotos no vizinho Chile e na distante China.

Na luta diária por uma sociedade sem manicômios, muitos são os terremotos e muitas são as resistências a enfrentar. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) defende a completa substituição do modelo manicomial pelo tratamento em liberdade e a perspectiva da participação social. Para tanto, apóia a Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216/2001) e luta pela efetiva implementação dessa política, que exige a transformação de muitas outras políticas e que convoca a sociedade ao olhar e à ação solidária em nome da possibilidade da garantia da igualdade na diversidade.
O 18 de maio deste ano enfoca a solidariedade como compromisso de todos com a felicidade coletiva, com a garantia da cidadania plena a todos os sujeitos.


sábado, 24 de abril de 2010

TDAH - Prof. Paulo Mattos - Globo News (parte 3)


Última parte da entrevista sobre TDAH

TDAH - Prof. Paulo Mattos - Globo News (parte 2)


Continuação da entrevista sobre TDAH



TDAH

Você sabia??

No mundo, mais de 330 milhões de pessoas são portadoras do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quase 5% da população mundial sofre com a dificuldade de se concentrar e se organizar.

Vídeo para entender melhor esse transtorno:

"TDAH - Prof. Paulo Mattos - Globo News (parte 1)"

domingo, 18 de abril de 2010

sábado, 17 de abril de 2010


:: 2º Congresso Brasileiro de Saúde Mental ::

Pessoal,

Será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 03 e 05 de Junho o "2º Congresso Brasileiro de Saúde Mental". A temática discutida esse ano será: Loucura e Saúde Mental no Século XXI: enfrentamentos, territórios e fronteiras.

Acesse o link abaixo para maiores informações.

:: 2º Congresso Brasileiro de Saúde Mental ::

Abraços!

- Portal da Saúde - www.Saude.gov.br - Saúde Mental

- Portal da Saúde - www.Saude.gov.br - Saúde Mental
Boa noite, pessoal! É com muita satisfação que apresentamos à vocês o "Espaço PSI", que tem por finalidade abrir espaço para discussões, debates e etc sobre temáticas relacionadas à Psicologia como também divulgar documentários, textos e artigos científicos. Sejam bem vindos (as)!!!