terça-feira, 29 de junho de 2010

"NORMOSE" (a doença de ser normal)

Esse texto foi enviado pro meu e-mail através de um colega (Vinícius Suares). Achei super interessante e por isso resolvi postar aqui pra vocês.


"Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema. Quem não se "normaliza", quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo. A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento. A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós? Quem são esses ditadores de comportamento que "exercem" tanto poder sobre nossas vidas? Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados. A normose não é brincadeira. Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer ser o que não se precisa ser. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar? Então, como aliviar os sintomas desta doença?Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e, sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo. Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais. Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais e tentam viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Para mim são os verdadeiros normais, porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada. Por isso divulgue o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes."
Michel Schimidt, Psicoterapeuta


E então? Você tem Normose?? 
Abraços!!

domingo, 20 de junho de 2010

Pessoal,

Vem aí o XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, o qual acontecerá em Fortaleza-CE. Vale a pena!!

Acessem o site oficial: http://www.cbpabp.org.br

Abraços e Boa Noite!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Eleições CRP/CFP 2010

Este é um ano importante para a nossa categoria. É importante refletir sobre quem estamos colocamos à frente do nosso Conselho. Pense certo, pense "Cuidando da Profissão (Chapa 11)" para o CRP 13 e "Cuidar da Profissão" para o CFP.

CHAPA 11 - CUIDANDO DA PROFISSÃO

A Chapa "Cuidando da Profissão" apresenta para a categoria dos Psicólogos e das Psicólogas os Princípios que nortearão nossa Gestão no triênio 2010/2013. Os fundamentos de nossas ideias alicerçam-se num sonho comum, de que todos nós profissionais, dediquemos nossos conhecimentos e práticas à construção de dias de Paz, Justiça e Cidadania para todos. A construção de um futuro melhor para a Profissão, para os cidadãos e para a Sociedade é tarefa coletiva e passa pela inclusão da diversidade que compõe a Ciência e a Prática profissional. Motivados por estes princípios, integramos o Movimento Nacional "Pra Cuidar da Profissão", responsável pelas ideias e ações que fizeram a Psicologia avançar nos últimos 15 anos em direção às necessidades do povo, recebendo, assim, o reconhecimento ético profissional de muitas instituições que integram a nossa rede de atuação. Gerir um Conselho que saiba escutar os anseios dos que fazem a profissão e da sociedade significa, para nós, produzir respostas concretas de efetivação da cidadania, mediatizadas pelo Poder Público, em parceria com os diversos Movimentos da Sociedade Civil.

QUEM SOMOS?

Presidente: Maria do Socorro Costa Pizzetti

- Ana Sandra Fernandes
- Andrea Tavares Carvalho
- Ângela Christina Souza Menezes
- Cínthia J. R. Bezerra Galiza
- Danielly Farias da S. Araújo
- Graça Balbino de Oliveira
- Luiz de França Pereira da Silva
- Maria Cristina Soares Cavalcanti
- Maria de Fátima Duarte de Holanda
- Mariana Montenegro Leitão
- Mary Ellen Valois da Mota Cândido
- Railda Fernandes Alves
- Rosangela de Araujo Lima Fernandes Alves
- Tarcísia Maria Coutinho Cavalcanti
- Thatyanna Britto
- Vanderlei Américo Amado